Fuzileiros moçambicanos treinados pelos EUA prontos para a guerra em Cabo Delgado
Dois meses depois, fuzileiros dos exército moçambicanos terminaram uma formação dirigida por Forças de Operações Especiais dos EUA, tendo recebido “capacidades tácticas, cuidados de combate à feridos, tiro, e execução de uma missão evitando ao mesmo tempo danos a civis e bens”, de acordo com uma nota de imprensa da Embaixada Americana em Maputo.
"Tendo testemunhado as impressionantes habilidades do campo de batalha durante uma demonstração nas instalações de treino, fiquei orgulhoso do trabalho que os nossos compatriotas conseguiram realizar juntos", disse o Embaixador Dennis Hearne, citado na nota.
A nota refere ainda que este exercício de treinamento reflete o compromisso do Governo dos Estados Unidos em apoiar os esforços do Governo de Moçambique de derrotar o ISIS com uma estratégia holística que inclui desenvolvimento socioeconómico, programas de resiliência comunitária e assistência em matéria de segurança. Os Estados Unidos dão prioridade ao respeito pelos direitos humanos, protecção de civis e envolvimento com a sociedade civil em todas as componentes de assistência dos E.U.A. em relação à segurança. Elas são fundamentais para combater eficazmente a ameaça dos Estado Islâmico em Moçambique”.
Um segundo exercício de treinamento deverá ter início em Julho próximo.